O que é marketing hoje?
Se a sua empresa é antiga no mercado, certamente usa atualmente um novo momento na estratégia de divulgação e atração de clientes.
Já se é novata, nasceu em uma era digital, na qual os conceitos de marketing são totalmente diferentes daquilo que era praticado há não muito tempo atrás.

Você tem refletido a respeito?

Tudo começa com o estudo do mercado (e essa, sim, poderia ser uma melhor tradução do termo), já que fazer marketing passa por definir público-alvo, e dele extrair as personas, identificar suas necessidades e posicionar-se como uma solução a elas.

Dessa forma, o marketing atua tanto para a divulgação quanto para construção de uma imagem positiva ou reforço de autoridade – a qual, como lembramos, pode ser de uma empresa, marca, produto ou serviço.
Reside justamente aí o seu forte vínculo com as vendas.

A identificação de potenciais clientes, o acesso a eles, a caracterização da conquista e a manutenção do vínculo, que são basicamente as etapas do chamado funil de vendas, dependem do marketing.
É claro que, sozinho, sem uma boa oferta e um atendimento que aproxime o cliente, o marketing dificilmente se converte em vendas.

Mas não há dúvidas de isso passa por ele.
Temos aí, então, o primeiro dos motivos que justificam por que você deve investir em marketing.

Mas fazer marketing não é apenas executar, pois tem muito de planejamento.

Por que investir em marketing.

Você já deve ter a sua própria visão sobre a importância do marketing, mas podemos acrescentar alguns itens a essa relação.

Confira mais ótimas razões para investir em marketing.

  • Garante que a divulgação chegue até o seu público-alvo
  • Permite conversar com suas personas de modo a criar empatia
  • Mostra aos potenciais clientes a sua preocupação com suas dores
  • Ajuda na construção de uma marca forte e com uma imagem positiva
  • Reforça autoridade e transmite relevância e credibilidade
  • Assegura a uniformização do discurso interna e externamente
  • No mínimo, o coloca em condições de igualdade com o concorrente
  • Gera leads e conduz o cliente de forma segura pelo funil de vendas
  • Contribui com o direcionamento correto de suas ações
  • Otimiza seus investimentos em divulgação e atração de clientes
  • Tem seu valor percebido de forma diferente da publicidade tradicional.

A propósito, sobre o último item da lista, considere contar com a ajuda da SELL PUBLICIDADE ao embarcar em sua estratégia de marketing.