Estar fora da web hoje em dia é parar no tempo!
Mas para obter bons resultados, é importante entender como funcionam as principais redes sociais e os objetivos inerentes por  trás de cada uma delas, a fim de aplicar de forma correta o marketing de conteúdo.
1. Facebook.
Líder há anos, essa rede social estreita as distâncias e incentiva o relacionamento pessoal. Além disso, traz ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade e análise de resultados, que são ótimas para fazer estratégias de marketing de conteúdo precisas.

Aos iniciantes no mundo corporativo, por exemplo, é um excelente meio para se popularizar e adquirir networking. Mas precisa de cuidado na hora de interagir. Ter cautela ao postar, compartilhar, curtir e responder são imprescindíveis para manter credibilidade, confiança e postura no Facebook.

2. Twitter.
Além de ser considerada uma rede social, pois é possível compartilhar, responder e seguir determinadas pessoas, é também vista como um miniblog. Este é o principal diferencial do Twitter em relação às demais mídias sociais. Por isso, muitas pessoas o utilizam para obter informações compactadas e fresquinhas de seu interesse.

Para quem precisa promover, atualizar e cativar esse público sedento por novidades, o Twitter torna-se uma ferramenta indispensável. Até porque é um canal de comunicação interativo e social, em que as divulgações são propagadas e repercutidas rapidamente, principalmente quando bem utilizada a hashtag (#).

Para usá-lo como estratégia social de marketing, é necessário ficar atento às menções.

3. Instagram.
Excelente rede social para interagir com o público por meio de fotolegenda e hashtag. Para trabalhar com o Instagram de forma útil e consistente, é preciso ser criativo e ter bom senso. Ou seja, mais vale uma boa foto com uma descrição interessante por dia do que muitos de posts com poucas curtidas ou visualizações.

A percepção do que os seguidores curtem e comentam é a chave para empregar uma boa estratégia de marketing de conteúdo aqui. Portanto, pesquisar e analisar antes de cair de cabeça nessa rede social tornam-se essenciais. Até para não cometer erros comuns de iniciantes, tais como: usar hashtag para construir uma frase e postar fotos de banco de imagens.

4. LinkedIn.
Ao contrário do Facebook, Instagram e Twitter, essa rede social tem o foco voltado ao institucional. Em outras palavras, é o canal certo para empresas ou profissionais mostrarem seu histórico, suas habilidades, seus valores e objetivos. Ideal para conquistar interessados em trabalhar na instituição ou conseguir parcerias, investimentos e clientes.

Assim, usar todos os atributos da organização no LikedIn é peça-chave fundamental para atingir metas de negócio por meio do marketing de conteúdo. Por exemplo, postar projetos realizados ou conteúdo relevante sobre os resultados de uma atividade finalizada são formas de mostrar a capacidade, o diferencial e a credibilidade frente à concorrência.

Essa rede social é adequada para divulgação própria, ou seja, ênfase em posts sobre a empresa ou o profissional do perfil.

5. Google +.
A integração com todas as ferramentas e os serviços do Google favorece e muito essa rede social em relação às outras. Apesar de no Brasil não ser a mais utilizada pelos internautas, vem crescendo consideravelmente nos últimos meses, e tem tudo para despontar em breve.

Por isso, é bom utilizá-la como estratégia de marketing de conteúdo, principalmente pelos recursos disponíveis de análise e métrica.

6. Pinterest.
Referências visuais resumem bem o propósito dessa rede social. Afinal, as pessoas que compõem o Pinterest compartilham gifs, infográficos, imagens e tutoriais de acordo com seus interesses. Nessa rede social é possível postar elementos em painéis divididos em categorias. As principais delas são: tecnologia, comida, viagens, vestimentas, decoração, bem-estar, automobilismo etc.

A melhor estratégia de marketing de conteúdo aqui é utilizar referências visuais atraentes e de boa qualidade para conquistar seguidores. As postagens devem fugir do óbvio e não falar só da marca em si, utilize a criatividade ao seu favor. Por exemplo, criar imagens que traduzem os sentimentos, as aspirações e os ideais da organização por trás daquele perfil.

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